quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Paul Klee

Nome da obra exposta: Insula Dulcamara

Paul Klee nasceu a 18 de dezembro de 1879 em Münchenbuchsee, perto de Berna, na Suíça. Desde muito cedo que se interessou por desenhar e pintar.
Em setembro de 1898, antes de completar 19 anos, partiu para Munique para estudar arte. Os primeiros passos em direção ao movimento que mais tarde ficaria conhecido como Abstraccionismo foram dados um pouco mais tarde. As paisagens de Klee mudaram, perdendo a sua objectividade.
No outono de 1901, Klee foi para a Itália com o escultor Hermann Haller. Durante esta viagem, além da forte influência visual e estética da pintura italiana, passou por uma profunda revisão de todas as suas crenças e teorias sobre arte.
Klee regressou a Berna. Mais tarde, numa das suas visitas a Munique, em 1904, encontrou os trabalhos de Beardsley, Blake, Goya e Ensor. A influência de Goya, em particular, foi extremamente forte.
Klee esteve em contato com a maioria dos artistas experimentais da Europa Ocidental, muitos dos quais profundamente interessados na questão da cor.
A vida artistica de Klee foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial, durante a qual serviu como oficial embora tenha produzido alguns trabalhos durante a guerra.
Em 25 de novembro de 1920, o arquitecto Walter Gropius convidou-o para se juntar ao grupo da escola de Bauhaus.
Klee foi um dos representantes mais significativos da arte abstrata e é considerado um dos artistas mais originais do século XX. Convencido de que a realidade artística era totalmente diferente da observada na natureza, dedicou sua carreira à busca do ponto de encontro entre realidade e espírito.
Morreu a 29 de Junho de 1940.

Comentem por favor

Sem comentários: